Sindicato enfatiza a relevância do produto e a atuação estratégica dos auditores fiscais agropecuários
Integrante da rotina de milhões de consumidores em diversos países, o café brasileiro se destaca como uma referência mundial em qualidade e desempenha um papel fundamental na economia, movimentando cadeias produtivas, gerando empregos e fortalecendo a presença do Brasil no mercado internacional. No Dia Internacional do Café, comemorado em 1º de outubro, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) enfatiza a relevância do produto para a sociedade e ressalta o trabalho técnico e estratégico dos servidores da carreira na garantia da qualidade e segurança de um dos principais itens exportados pelo País.
O êxito do café brasileiro é assegurado pela atuação técnica e estratégica dos auditores fiscais federais agropecuários, que garantem, desde o campo, a qualidade do produto que chega às xícaras dos consumidores. Esses auditores impedem a entrada de pragas e doenças que podem comprometer as plantações e são responsáveis pela emissão de certificados fitossanitários, necessários para o embarque do café para diversos países.
Em 2023, a menor disponibilidade do produto e a tarifa de 50% imposta pelo governo dos Estados Unidos já estão impactando o desempenho das exportações, que totalizaram 25,323 milhões de sacas entre janeiro e agosto, uma queda de 20,9% em comparação ao mesmo período de 2022, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Aproximadamente 80% desse volume é embarcado no Porto de Santos e destinado ao mercado internacional.
O presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo Macedo, reforça a importância do café para o Brasil e para os brasileiros. “O café não é apenas um produto agrícola; ele faz parte do cotidiano de milhões de pessoas e é essencial para a economia nacional. O trabalho dos auditores fiscais agropecuários assegura a qualidade e a segurança do produto, permitindo que o Brasil mantenha a confiança de seus parceiros internacionais e continue a abastecer a rotina do cafezinho dos brasileiros. Essa atuação estratégica é vital para o desenvolvimento sustentável do setor e para a proteção da nossa produção”.
O Anffa Sindical reafirma seu compromisso com a excelência técnica e a defesa da carreira, reconhecendo a relevância do trabalho da categoria para a segurança alimentar, a proteção das cadeias produtivas e o fortalecimento da economia nacional. No Dia Internacional do Café, a entidade celebra a dedicação dos profissionais, cujo trabalho estratégico assegura que produtos essenciais, como o café, cheguem ao mercado interno e externo com qualidade e segurança, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e para o cotidiano dos brasileiros.











