RIO DE JANEIRO (Reuters) – Em setembro, o preço do café para os consumidores brasileiros registrou uma queda pelo terceiro mês consecutivo, conforme os dados do índice de inflação IPCA. No entanto, essa tendência começa a mostrar sinais de desaceleração devido a repasses no varejo relacionados a um aumento no mercado internacional, avaliou o IBGE nesta quinta-feira.
A variação do preço do café no varejo em setembro foi de uma redução de 0,06%, após uma queda de 2,17% em agosto e uma diminuição de 1,01% em julho.
“Observa-se uma perda de força, pois já há um aumento percebido entre os produtores, e isso pode, em breve, impactar o consumidor”, afirmou o gerente do IPCA, Fernando Gonçalves, a jornalistas.
No mês de setembro, algumas torrefadoras informaram aos seus clientes no varejo sobre um novo aumento nos preços, uma vez que as cotações do café verde no mercado de Nova York, que é a referência global, dispararam devido a fatores como uma safra menor que o esperado no Brasil e as tarifas impostas pela administração de Donald Trump.
O café foi incluído na lista de produtos brasileiros que sofreram sobretaxa para acessar o mercado dos EUA. Desde agosto, o grão passou a ser taxado em 50%, o que resultou em um aumento dos preços em Nova York, em razão de preocupações com a escassez no mercado norte-americano.
De acordo com o IBGE, tanto no acumulado do ano quanto em 12 meses, o preço do café para os consumidores continua numa trajetória de desaceleração.
O café acumula uma variação positiva de 54,55% nos últimos 12 meses. Entre janeiro e setembro, o preço para os consumidores brasileiros apresenta um aumento de 38,30%.
(Por Rodrigo Viga Gaier)











