O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) comemora o significativo diálogo ocorrido em 26 de outubro, na Malásia, entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, Donald Trump, visando o fortalecimento das relações comerciais entre as nações.
Como membro da missão nacional na Indonésia e na Malásia, o Cecafé, representado por seu presidente Márcio Ferreira, tem participado ativamente de reuniões com a equipe do governo federal, apresentando informações estratégicas e enfatizando aspectos essenciais para a isenção das tarifas sobre os cafés brasileiros.
Progresso nas negociações e expectativas do Cecafé
O Cecafé ressaltou que os governos do Brasil e dos Estados Unidos mostraram disposição para avançar nas negociações relacionadas às tarifas atuais, que impactam diretamente a competitividade do café brasileiro no mercado norte-americano. Essas taxas elevam os preços para os consumidores dos EUA, colocando em risco a participação do Brasil no maior mercado importador e consumidor de café do mundo — e, por consequência, afetam toda a cadeia produtiva nacional.
A entidade também destacou que está atuando tanto no Brasil quanto em Washington para fortalecer a relação entre os dois países, preservando a competitividade do café brasileiro, assegurando a segurança das exportações e proporcionando mais previsibilidade ao mercado global.
Diante desse contexto, o Cecafé aguarda resultados concretos em relação à isenção das tarifas atualmente impostas ao setor do café, o que contribuirá para a redução da pressão inflacionária sobre o produto no mercado dos EUA e para o fortalecimento da sustentabilidade de toda a cadeia produtiva brasileira.











