A Torrefação Cooxupé está convertendo lotes selecionados do Programa Especialíssimo em blends exclusivos da linha Prima Qualità. Os cafés utilizados nesses produtos são grãos especiais, com pontuação mínima de 87 pontos, colhidos por cooperados que atendem aos rigorosos critérios de qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade da cooperativa.
Segundo Christian Sarrassini Pontes, gerente de Qualidade e Produção da Cooxupé e Q-Grader licenciado, o processo de seleção dos cafés inicia-se pela excelência sensorial.
“O primeiro passo para a nossa seleção é focado na qualidade: todos os blends são elaborados com cafés de 87 pontos ou mais. Avaliamos também se o produtor segue nosso Protocolo Gerações, que inclui práticas sustentáveis, e definimos o perfil sensorial ideal para cada blend”, explica.
O que caracteriza blends exclusivos no Especialíssimo?
Os produtos elaborados com cafés do Especialíssimo se destacam por proporcionar experiências sensoriais únicas ao consumidor. “Cada blend possui sabores e nuances específicas. Embora todos tenham a mesma pontuação, cada um se distingue pelo aroma, corpo, acidez, sabor e finalização”, ressalta Christian.
Entre os exemplares da linha Prima Qualità produzidos com esses cafés estão: Prima Qualità Especialíssimo – aroma intenso com notas de chocolate, corpo cremoso, acidez delicada e finalização longa e marcante; Prima Qualità Cultivado por Mulheres – apresenta aroma floral, corpo cremoso, acidez brilhante e sabor com notas de frutas amarelas; Prima Qualità Safra Especial – possui aroma frutado, corpo licoroso, acidez intensa e brilhante, com notas de cereja e chocolate na xícara.
Por que incluir o Especialíssimo nos produtos da marca?
A decisão de incorporar os cafés premiados à linha de produtos da cooperativa é uma resposta à evolução do mercado e do consumidor.
“Além de ser uma demanda crescente, o consumidor está mais atento a linhas especiais e gourmet. Queremos demonstrar que os cooperados da maior cooperativa de café do mundo produzem grãos de altíssima qualidade, com perfis sensoriais diversos, sustentáveis e totalmente rastreáveis. Isso fortalece ainda mais a marca Prima Qualità”, afirma Christian.
Conexão entre consumidor e produtor
Além de oferecer cafés diferenciados, a iniciativa também aproxima o público final da origem do produto. “Tudo isso conecta o consumidor à história e ao trabalho dos cooperados. Cada embalagem contém um QR Code que permite acessar a rastreabilidade completa, incluindo quem foi o produtor responsável por aquele café”, complementa.
Reconhecimento, qualidade e valorização
Criado em 2016, o Especialíssimo se tornou um dos programas de destaque do setor por incentivar o aperfeiçoamento técnico e valorizar o trabalho das famílias cooperadas. Além de premiar os 50 melhores lotes de cafés especiais, o programa reforça a imagem dos produtores brasileiros no mercado global, conectando qualidade, sustentabilidade e oportunidade.
A cerimônia de premiação do Especialíssimo deste ano ocorrerá no dia 21 de novembro, em Guaxupé (MG), com transmissão ao vivo pelo Hub do Café. Assim como na edição anterior, o programa distribuirá R$ 330 mil em prêmios, celebrando o talento e a dedicação dos produtores cooperados. Na ocasião, a Torrefação da cooperativa também apresentará os cafés com blends exclusivos que fazem parte da edição 2025.











