A final do Especialíssimo 2025 promete ser um dos momentos mais esperados da cafeicultura cooperativista. O evento ocorrerá no dia 21 de novembro, em Guaxupé (MG), e será transmitido ao vivo pelo Hub do Café. A cerimônia marca a revelação dos 50 melhores lotes de cafés especiais, produzidos por cooperados da Cooxupé e ranqueados no programa.
Especialíssimo valoriza a excelência dos produtores
Com uma premiação total de R$ 330 mil, o programa reconhece o esforço de produtores que colheram cafés especiais e que obtiveram notas superiores a 83 pontos na escala da Specialty Coffee Association (SCA). O lote vencedor será premiado com R$ 50 mil.
“O Especialíssimo não é um concurso, mas sim uma seleção dos melhores cafés especiais produzidos por nossas famílias cooperadas. A cada edição, a qualidade aumenta e as diferenças entre os primeiros colocados se tornam cada vez menores, evidenciando o empenho dos nossos cooperados”, ressalta Osvaldo Bachião Filho, vice-presidente da Cooxupé.
Fundado em 2016, o programa foi criado para identificar, incentivar e valorizar a produção de cafés especiais entre os produtores cooperados, proporcionando aos cafeicultores oportunidades de negociação no mercado de cafés especiais, visando maior rentabilidade e qualidade de vida.
Avaliação com padrão internacional
Os cafés finalistas passam por uma avaliação técnica rigorosa, realizada por Q-graders, profissionais certificados pela SCA. Em 2025, o Especialíssimo contará com 12 jurados do Brasil, Japão, Alemanha e Holanda, sob a coordenação do professor e especialista Flávio Borem.
Premiação e visibilidade internacional
Além da premiação em dinheiro e da oportunidade de exportar o grão para clientes internacionais por meio da SMC, os cafés vencedores do Programa farão parte de blends exclusivos da Torrefação Cooxupé, levando o sabor para todo o Brasil.
O Especialíssimo 2025 celebra não apenas a excelência dos cafés especiais, mas também o espírito cooperativista e o comprometimento da Cooxupé e da SMC com o desenvolvimento contínuo dos produtores nesse mercado.











