HANOI, 19 de novembro (Reuters) – Uma nova série de inundações e deslizamentos de terra causados por chuvas intensas no centro do Vietnã desde o último fim de semana resultou na morte de pelo menos oito pessoas, conforme um relatório do governo publicado nesta quarta-feira. Comerciantes também alertaram que o evento pode impactar negativamente a colheita de café que está em andamento.
Desde a noite de sábado, a quantidade de chuva superou os 1.100 milímetros em várias áreas do centro do Vietnã. A região é um importante centro de produção de café, além de abrigar algumas das praias mais famosas do país, mas é muito vulnerável a tempestades e inundações.
Entre os mortos estão seis passageiros de um ônibus que perderam a vida em um deslizamento de terra na noite de domingo, enquanto viajavam de Da Lat para Nha Trang, conforme relatado pelo governo. Sete pessoas permanecem desaparecidas, incluindo três que estão soterradas por um deslizamento de terra em Da Nang.
“Algumas plantações de café em áreas mais baixas de Dak Lak estão completamente submersas”, declarou um comerciante de café da província. As chuvas intensas continuam a atingir a região, atrasando o processo de colheita, segundo outro comerciante de Dak Lak.
“Os agricultores da província conseguiram colher de 10% a 15% dos grãos e precisam de luz solar para secá-los”, acrescentou o comerciante.
Imagens divulgadas pela mídia estatal na quarta-feira mostraram casas em várias aldeias do centro do Vietnã inundadas até os telhados, enquanto moradores isolados clamavam por ajuda.
Centenas de famílias foram retiradas de suas casas alagadas durante a noite, informou a Agência de Notícias do Vietnã. Na província vizinha de Gia Lai, as escolas também tiveram que fechar na quarta-feira, afetando 26 mil alunos.
Na cidade histórica de Hoi An, Patrimônio Mundial da UNESCO, que ainda se recuperava dos danos de uma enchente ocorrida duas semanas atrás, as águas estão subindo novamente.
Imagens divulgadas pela mídia mostram turistas e moradores se deslocando pelas ruas de Hoi An em barcos, passando por cafés alagados e casas de madeira centenárias. A agência nacional de meteorologia alertou para mais inundações e deslizamentos de terra na quarta-feira, com previsão de continuidade das intensas chuvas na região.











