Os exportadores brasileiros de café enfrentaram um prejuízo de R$ 5,9 milhões em agosto, impactados por problemas logísticos e pela defasagem na infraestrutura portuária do país. De acordo com um levantamento do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), esse valor é resultado de custos com armazenagem, pré-stacking e detentions, causados pela impossibilidade de embarque de 624.766 sacas — o que corresponde a 1.893 contêineres.
A falta de embarque também impediu a entrada de US$ 221,28 milhões (R$ 1,205 bilhão) em receita cambial no mês, considerando o preço médio Free on Board (FOB) de US$ 354,18 por saca e a cotação média de R$ 5,4463.
“Esse cenário se repete e tende a se agravar sem investimentos urgentes para aumentar a capacidade dos portos brasileiros. O agronegócio está avançando, mas a infraestrutura portuária não acompanha esse progresso”, alerta Eduardo Heron, diretor técnico do Cecafé.
Logística sobrecarregada e portos no limite
Segundo Heron, a infraestrutura atual está operando em sua capacidade máxima, resultando em filas de embarque e constantes atrasos.
O Cecafé tem mantido diálogo com entidades e autoridades público-privadas para discutir soluções e sugerir investimentos em pátios, berços e integração multimodal, visando reduzir custos e burocracias.
O executivo menciona o impasse no leilão do Tecon Santos 10, que está bloqueado por restrições da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), dificultando a concorrência ampla.
“A lentidão e as limitações impostas ao processo podem levar à judicialização do certame e atrasar a ampliação da capacidade do Porto de Santos, o que aumentará os prejuízos no comércio exterior”, ressalta Heron.
Ações institucionais e articulação no Congresso
No mês de setembro, o Cecafé se reuniu com o Instituto Pensar Agro (IPA), a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o movimento Logística Brasil, em um encontro com o deputado federal Arthur Maia, relator do PL 733/2025, que estabelece um novo marco regulatório para o sistema portuário.
Na oportunidade, o Conselho defendeu a manutenção da modicidade e da publicidade tarifária previstas na Lei nº 12.815/2013, sublinhando a necessidade de uma nova lei de portos que seja moderna e eficiente, com foco na competitividade e transparência.
O Cecafé também solicitou maior participação dos usuários de carga nos Conselhos de Autoridade Portuária (CAPs) e a criação de indicadores logísticos para mensurar o desempenho dos portos e orientar investimentos de maneira técnica.
Outra linha de atuação foi junto ao deputado federal Evair de Melo, apresentando um requerimento para uma audiência pública na Comissão de Agricultura (CAPADR) da Câmara, com o objetivo de discutir a saturação da infraestrutura portuária e a urgência do leilão do Tecon Santos 10.
Raio X dos atrasos
O Cecafé, em colaboração com a ElloX Digital, monitora os atrasos através do Boletim Detention Zero (DTZ), que demonstra o impacto direto da logística defasada nas exportações.
Em agosto de 2025, 50% dos navios (168 de 335 embarcações) enfrentaram atrasos ou alterações de escala nos principais portos brasileiros.
Porto de Santos
No Porto de Santos, responsável por 80,2% dos embarques de café, o índice de atraso atingiu 67%, com períodos de espera de até 47 dias.
Rio de Janeiro
No complexo portuário do Rio de Janeiro, o segundo maior exportador do país, 38% das embarcações enfrentaram atrasos, com um intervalo máximo de 36 dias entre o primeiro e o último deadline.
Ainda no oitavo mês deste ano, 44% dos procedimentos de exportação tiveram prazos superiores a quatro dias de gate aberto por porta-contêineres nos portos fluminenses; 37% registraram entre três e quatro dias; e 19% tiveram menos de dois dias.
Adesão ao Boletim DTZ
Em resumo, os exportadores que desejam acessar o Boletim Detention Zero podem se inscrever clicando aqui. Após efetuar o cadastro, a ElloX fornecerá as orientações sobre os procedimentos para a obtenção das informações dos terminais aos contatos mencionados.











