A Feira do Cerrado tem início nesta quarta-feira, dia 4, em Monte Carmelo/MG, promovida pela Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé). O evento se estenderá até quinta-feira, dia 05, das 8h às 18h, antecipando os preparativos para a colheita e reunindo soluções que impactam diretamente a produtividade, a gestão e a sustentabilidade das propriedades rurais produtoras de café na região.
Com o tema “Tradição e Inovação: Gestão Responsável, Cooperativismo Forte, Futuro de Oportunidades”, a feira se consolida como um dos principais encontros técnicos e de negócios do agronegócio no Brasil, conectando produtores, tecnologia, oportunidades de negócios, conhecimento e mercado em uma das regiões mais significativas da cafeicultura nacional.
A abertura oficial está marcada para às 10h de quarta-feira, com a presença da diretoria executiva da Cooxupé, autoridades e convidados. A expectativa é atrair cerca de 5 mil visitantes durante os dois dias. Serão mais de 70 expositores, distribuídos em uma área de 50 mil metros quadrados, com 85 estandes e mais de 14 mil produtos cadastrados.
“A Feira do Cerrado é uma ferramenta estratégica para os cooperados. Planejamos o evento para apoiar o produtor de maneira prática, reunindo soluções que ajudam a melhorar a gestão da propriedade, aumentar a eficiência e preparar o negócio para o futuro”, afirma Carlos Augusto Rodrigues de Melo, presidente da Cooxupé.
Soluções que unem tradição e inovação
Na sua 11ª edição, a feira amplia seu portfólio de serviços. Um dos principais destaques é o lançamento do estande Peças Cooxupé, criado para reforçar o suporte ao produtor rural na manutenção de suas propriedades. Este espaço contará com mais de dois mil itens cadastrados, focados em peças de máquinas e implementos, além de um canal direto para sugestões dos cooperados.
Os visitantes também terão acesso a soluções estratégicas da cooperativa, como Geoprocessamento, Laboratório de Solo e Folha, Núcleo de Educação Ambiental (NEA), Vectag (crédito rural) e o Protocolo Gerações, que visa a disseminação de boas práticas agrícolas e ações sustentáveis.
A feira contará ainda com a participação da SMC Specialty Coffees, uma empresa da cooperativa dedicada a cafés especiais, e a Corretora de Seguros da Cooxupé, ampliando o suporte à gestão e à proteção das propriedades.
Outro destaque é o Espaço Novas Culturas, reformulado para apresentar tecnologias e manejos voltados aos grãos e à pecuária. A iniciativa reforça a diversificação de renda e integra o café a outros sistemas produtivos, ampliando as oportunidades para os cooperados.
Além do conteúdo técnico e de negócios, a Feira do Cerrado oferece uma infraestrutura completa, incluindo praça de alimentação, ilhas de café, espaços de convivência, área kids, espaço de beleza e acesso à internet.
Região produtora
Destinada aos cooperados da Cooxupé e a profissionais do setor, a Feira do Cerrado acontece em uma região reconhecida mundialmente pela qualidade do café, pela rastreabilidade e pelas práticas sustentáveis. Responsável por cerca de 12,7% da produção nacional, com uma média anual de 6 milhões de sacas, segundo a Organização da Região do Cerrado Mineiro, o território é atualmente referência em gestão, inovação e competitividade no campo.
“Ao reunir soluções tecnológicas, condições comerciais diferenciadas e serviços especializados, o evento contribui para o fortalecimento da tomada de decisão dos produtores em um cenário cada vez mais desafiador para a cafeicultura”, explica Osvaldo Bachião Filho, vice-presidente da cooperativa.
Feira do Cerrado 2026
Quando: 4 e 5 de fevereiro de 2026
Local: Núcleo da Cooxupé de Monte Carmelo, às margens da Rodovia MG 190, Km 3, s/n
Horário: das 8h às 18h
Entrada e estacionamento gratuitos











