Na manhã desta quarta-feira, 4 de fevereiro, ocorreu a abertura oficial da Feira do Cerrado 2026, em Monte Carmelo (MG). O evento, promovido pela Cooxupé, se estenderá até quinta-feira (5), das 8h às 18h, com o tema “Tradição e Inovação: Gestão Responsável, Cooperativismo Forte, Futuro de Oportunidades”.
A cerimônia contou com a presença da diretoria executiva da cooperativa, autoridades, produtores rurais da região, cooperados, familiares e colaboradores da Cooxupé. As falas em comum enfatizaram a relevância do planejamento, da gestão responsável e do momento favorável da cafeicultura para impulsionar investimentos, produtividade e qualidade de vida no campo.
O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, ressaltou a importância da feira para os cooperados. “Estamos na 11ª edição e, a cada ano que passa, trazemos novos produtos, inovação, tecnologia e muito conhecimento, não apenas na área de máquinas, mas também no uso das propriedades. É uma Feira que oferece oportunidades para o cooperado, o cafeicultor, levar para sua propriedade o que há de mais atual”.
Mercado favorável pede decisões estratégicas
O vice-presidente da Cooxupé, Osvaldo Bachião Filho, destacou que tradição e inovação só têm sentido quando resultam em maior rentabilidade para o cooperado. Para ele, o atual cenário de preços do café é historicamente favorável e deve ser aproveitado com inteligência.
“Precisamos aproveitar este momento de mercado para realizar investimentos que aumentem a produtividade, pois isso se transforma em renda e melhora a qualidade de vida de nossas famílias. Hoje, talvez, a cafeicultura seja uma das atividades econômicas que mais traz resultados, sempre foi um grande divisor de águas em nossa sociedade.”
Gestão e comercialização com visão de longo prazo
O superintendente comercial da Cooxupé, Luiz Fernando dos Reis, chamou a atenção para a importância de uma estratégia na comercialização do café. Ele enfatizou que o produtor deve acompanhar o mercado, mas, acima de tudo, cuidar dos custos e do fluxo financeiro da propriedade.
“Existem muitos fatores que influenciam a precificação do café que estão fora do nosso controle, mas podemos agir em relação aos custos e ao fluxo comercial que estão em nossas mãos. Se todos decidirem vender o café ao mesmo tempo, isso pode pressionar o mercado, portanto, nunca é uma má estratégia de comercialização diluir as vendas e participar”, observa Reis.
Na mesma linha, o superintendente de Desenvolvimento do Cooperado, José Eduardo Santos Junior, reforçou que a gestão responsável é o caminho para um crescimento sustentável. “As oportunidades já estão disponíveis para todos vocês; esperamos que analisem o momento e façam negócios de acordo com suas necessidades, aproveitando as condições comerciais que estão ao seu alcance”, concluiu.
Desenvolvimento regional
O prefeito de Monte Carmelo, Ricardo Ferreira, destacou o impacto da feira na economia local e o protagonismo do agronegócio no município. Segundo ele, o evento fortalece o comércio, movimenta a cidade e evidencia a força das famílias produtoras.
“Esta feira promete movimentar significativamente nossa economia nesses dois dias; sabemos que o agronegócio é uma mola propulsora da nossa economia local. Quero parabenizar todas as famílias cooperadas da Cooxupé. Monte Carmelo se destaca com seus cafés especiais, graças a cada um de vocês, levando o nome de Monte Carmelo para o Brasil e o mundo.”
Feira do Cerrado 2026
Quando: 4 e 5 de fevereiro de 2026
Local: Núcleo da Cooxupé de Monte Carmelo, às margens da Rodovia MG 190, Km 3, s/n
Horário: das 8h às 18h
Entrada e estacionamento gratuitos











