A Feira do Cerrado, realizada pela Cooxupé nos dias 4 e 5 de fevereiro, em Monte Carmelo/MG, ocorre sob a validação do selo Evento Neutro Azul, uma certificação fornecida pela Eccaplan Soluções em Sustentabilidade. Este reconhecimento confirma que o evento compensará suas emissões de carbono, neutralizando os impactos ambientais gerados durante sua realização.
A compensação durante a Feira do Cerrado é realizada por meio do suporte ao Terrus Carbon Coffee, um projeto inovador de agricultura regenerativa no Brasil, que envolve a participação de cooperados da Cooxupé. Através de uma tecnologia avançada de manejo do solo, é possível aumentar a quantidade de carbono capturada e armazenada, além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa das práticas agrícolas.
A ação faz parte da estratégia da cooperativa para fortalecer suas iniciativas em ESG e engajar visitantes, parceiros e expositores em ações voltadas à sustentabilidade. Ao implementar medidas de compensação de CO2, a Feira do Cerrado ajuda a minimizar os impactos decorrentes de deslocamentos, consumo de energia e geração de resíduos.
Compensação e rastreabilidade
O processo de certificação inclui a análise de todas as fontes de emissão de gases de efeito estufa durante o evento, como transporte, uso de energia, montagem de estruturas e geração de resíduos. Com base nesse diagnóstico, as emissões são compensadas por meio do apoio a projetos ambientais verificados e certificados por normas internacionais, garantindo rastreabilidade e transparência na ação.
A prática de compensação de carbono é reconhecida por normas como a ISO 20.121 de Gestão Sustentável de Eventos e pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 da ONU, que trata da Ação Contra a Mudança Global do Clima, ressaltando o papel das organizações na mitigação dos impactos das mudanças climáticas.
Evento Neutro
Fundada em 2008, a Eccaplan é uma greentech brasileira que se especializa em soluções para ajudar organizações na transição para uma economia de baixo carbono, mais inclusiva e responsável. Através do selo Evento Neutro Azul, a empresa quantifica as emissões geradas nas etapas de montagem, realização e desmontagem do evento, promovendo sua neutralização com o apoio a projetos ambientais certificados.
A colaboração com a Cooxupé enfatiza a relevância de integrar a sustentabilidade na gestão de eventos. Para o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, o selo representa um compromisso que vai além da feira. “A sustentabilidade é parte do nosso cotidiano. Ao neutralizar as emissões da Feira do Cerrado, mostramos que é viável crescer, gerar negócios e, ao mesmo tempo, cuidar do meio ambiente”, ressalta.
Projetos ambientais apoiados
Através da plataforma Carbon Fair, a Eccaplan direciona recursos para projetos ambientais que atuam em áreas como energia renovável, agricultura regenerativa, restauração florestal e REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal). Além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, essas iniciativas geram benefícios sociais, econômicos e promovem a preservação da biodiversidade.
Ao receber novamente o selo Evento Neutro Azul, a Feira do Cerrado reafirma que inovação, negócios e responsabilidade ambiental caminham juntos para o futuro do agronegócio.
Feira do Cerrado 2026
Quando: 4 e 5 de fevereiro de 2026
Local: Núcleo da Cooxupé de Monte Carmelo, às margens da Rodovia MG 190, Km 3, s/n
Horário: das 8h às 18h. Entrada e estacionamento gratuitos.











